home       contato      

Notícias

 
I CICLO DE PALESTRAS DE MERGULHO DO COMANDO DA FORÇA DE SUBMARINOS – MARINHA DO BRASIL

I CICLO DE PALESTRAS DE MERGULHO DO COMANDO DA FORÇA DE SUBMARINOS – MARINHA DO BRASIL

I CICLO DE PALESTRAS DE MERGULHO DO COMANDO DA FORÇA DE SUBMARINOS – MARINHA DO BRASIL

www.mar.mil.br/forsub

Realizado entre os dias 10 e 12 de Novembro de 2015 na Base Almirante Castro e Silva – Centro Hiperbárico do CIAMA. Sonhos nascem, ideias aparecem, e quando encontram um meio propício...germinam. E foi assim, que alguns mergulhadores, Oficiais e Praças de nossa Marinha com apoio de seus Comandantes, conseguiram fazer desse evento um SUCESSO. Com os temas das Palestras apresentadas, do conhecimento amplo e da formação técnica dos palestrantes, do local apto para a realização (Auditório do Centro Hiperbárico do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché CIAMA www.mar.mil.br/ciama   ); veio o congraçamento entre o meio Militar e Civil. (Em anexo a programação dos eventos )    

 

A Ciência (nobre arte dos conhecimentos da natureza em toda sua plenitude) é de toda usada em proveito da vida, até onde se domina algumas verdades, que nunca são absolutas. Portanto na busca de atualização, e constante, esse evento urge na sua continuidade. A parte técnica e científica atualmente, mais do que nunca, evolui de forma geométrica...portanto tem-se que estar atento as novas tecnologias, conceitos e meios para a realização de fainas que no dia a dia favoreçam qualquer atividade. Com as palestras sempre muito prestigiadas com o auditório sempre cheio, nos intervalos era permitido conhecer um pouco das instalações e equipamentos usados pelos Submarinistas, Mergulhadores da Marinha do Brasil (MB). E muitos dos presentes mesmo que não mais na ativa, estavam ali para ajudar e relembrar por quanto, as penas, estamos num patamar bem mais alto...e singular de eficácia dentro da Instituição MB. Também tivemos a presença de palestrantes que trabalham com Mergulho Amador (uma área que nos últimos 25 anos cresceu vertiginosamente no Brasil), e com isso vieram ao nosso território as grandes credenciadoras internacionais, que prezam em todas as suas especialidades em primeiro plano pela SEGURANÇA do MERGULHADOR. A saber: NAUI www.naui.com.br  / PADI www.padibr.com.br  e a representante afiliada no Brasil DAN www.danbrasil.org.br     

A Marinha do Brasil (MB) tem, dentre as suas atribuições subsidiárias, o dever de controlar, normatizar e fiscalizar as atividades subaquáticas. O Comando da Força de Submarinos como Organização Militar Orientadora Técnica (OMOT) é o responsável pela organização do mergulho profissional. A Diretoria de Portos e Costas (DPC) é a responsável por regulamentar tanto o mergulho profissional como o mergulho comercial. O desenvolvimento da atividade de mergulho depende, dentre outros aspectos, da atualização de procedimentos, equipamentos e pessoal. Neste sentido o " I CICLO DE PALESTRAS DE MERGULHO DO COMANDO DA FORÇA DE SUBMARINOS " visa proporcionar ao pessoal envolvido atualização de conhecimentos, acesso a novas técnicas e equipamentos, divulgação das atividades subaquáticas desenvolvidas pela MB bem como interação e congraçamento entre os praticantes do mergulho profissional e o comercial. Sem dúvida um evento que vai alavancar um entrosamento cada vez maior entre os profissionais militares e o meio civil, e todos ganham muito em conhecimento e credibilidade. Fico feliz por tal iniciativa e honrado de ser um dos convidados, sempre pronto a colaborar.

 

 
 

         
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

TEXTO: Flávio Júlio Gomes

FOTOS: Alexandre Vasconcelos









NÓ DE MARINHEIRO
clique para fazer o download


CÓDIGO INTERNACIONAL
BANDEIRAS E FLÂMULAS